O Estado de Rondônia é o primeiro do Brasil a contar com uma vantagem no serviço de transporte para jovens de baixa renda . - Giro Central

O Estado de Rondônia é o primeiro do Brasil a contar com uma vantagem no serviço de transporte para jovens de baixa renda .

marcos holanda casagrande 31/10/2018 00:00:00 Noticias
vwQrs476P0GW
.




A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, e Intermunicipal (somente em Rondônia). 

O Estado de Rondônia é o primeiro do Brasil a contar com uma vantagem no serviço de transporte para jovens de baixa renda entre 15 a 29 anos, que integram o PROGRAMA IDENTIDADE JOVEM DO GOVERNO FEDERAL - SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE , que SÃO 04 VAGAS POR ônibus (tipo CONVENCIONAL LINHA) INTERMUNICIPAL, ou seja, ir para os municípios dentro do estado, com 02 (duas) passagem grátis 100% ou 02 (duas) COM METADE 50% do valor da passagem.



Atualmente Rondônia ocupa a 2ª posição no ranking de emissão de carteiras da Identidade Jovem em proporção com outros estados. São 450 mil jovens em todo o ESTADO , segundo dados do IBGE e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), que estão no CADASTRO ÚNICO para Programas SOCIAIS do governo federal, sendo que desse total, 124 mil são de baixa renda de 15 a 29 anos, ingressos no ID Jovem.

A validade do uso da ID Jovem na compra de passagem INTERMUNICIPAL em Rondônia se deve graças ao DECRETO nº 22.392, de 7 novembro de 2017, que regulamenta a Lei nº 3.314, de 02 de janeiro de 2014, assegurando a jovens de família de baixa renda – com renda mensal de até dois salários mínimos – com até 29 anos.

O Art. 7 define bem isso no Decreto: “Fica garantido no sistema de transporte coletivo intermunicipal, a partir deste Decreto”. Esse documento foi assinado pelo Governador , no dia 11 de Janeiro de 2018. 

De acordo com o coordenador responsável em Rondônia do ID Jovem, Luiz Paulo Assumpção , para ter acesso a esse beneficio, o portador da ID Jovem deve adquirir a passagem até 3 horas antes do veículo partir e não há limites de viagens, podendo viajar quantas vezes quiser.

Luiz Paulo explica ainda que, todas as empresas de transporte intermunicipal têm por obrigação  aderiram a essa gratuidade, observando todas as legislações inclusive a RESOLUÇÃO DA AGERO N. 014 DE  30 de Maio de 2018.

RECUSA DE EMISSÃO BILHETE DE PASSAGEM INTERMUNICIPAL ID JOVEM RO.

ORIENTAÇÃO AGERO. 

A  denúncia deverá ser formalizada de forma detalhada, explicando o dia e horário como também a negativa da empresa, todavia que o benefício ID JOVEM  INTERMUNICIPAL  for recusado através  da ouvidoria da AGERO via e-mail : ouvidoria@agero.ro.gov.br , ou direto na AGERO ou  POSTO FISCAL do DER no terminal rodoviário. Onde  Haverá a  notificação da empresa.


CONTATO AGERO/RO

Telefones(s) 

(69)98484-2264

(69)98455 6845

Endereço

Rua.: José do Patrocínio, nº 822 - Bairro Centro 

Defronte à Biblioteca Francisco Meireles

Porto Velho, RO

CEP 76801068


Grupo de WhatsApp - ID JOVEM RO

https://chat.whatsapp.com/E0OAQGKKBN7G2BXnhBiort

Emissão ID jovem 2.0


https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem


DÚVIDAS

SUGESTÕES

ELOGIOS

LUIZ PAULO ASSUMPÇÃO COORDENADOR ESTADUAL RONDÔNIA PROGRAMA IDENTIDADE JOVEM

(69)99956-1515

Jornalista Ronan Almeida de Araújo é registrado profissionalmente na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho no Estado de Rondônia sob 431/98

Postagens Semelhantes

Coluna Empresarial

não tem banner