Padre e doctor honoris causa ministra aula em curso de pós-graduação sobre catequese na cidade de Goiás - Giro Central

Padre e doctor honoris causa ministra aula em curso de pós-graduação sobre catequese na cidade de Goiás

marcos holanda casagrande 10/01/2019 00:00:00 Religio
8MGsJ83xLmhS
.




Padre Luiz Alves Lima, doctor honoris causa pela Universidade Pontifícia de Roma, ministrou aulas nos dias 06, 07 e 08 desse mês de 2019, no curso de pós-graduação em catequese que está sendo realizado no Centro de Formação da Diocese na cidade de Goiás. Nesse ano, o curso completa 13 anos, que é de responsabilidade da própria diocese, em parceria com o Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Alunos de variados Estados do Brasil estarão participando do curso até o próximo dia 15. O primeiro a conduzir as atividades pedagógicas foi o padre Luiz Alves Lima, da Congregação dos Padres Salesianos, que veio da cidade de São Paulo para transmitir seus conhecimentos em catequese para os acadêmicos. Questionado sobre o significado de catequese, o sacerdote respondeu que é uma realidade vida da vida da igreja. É ela que faz a catequese e assim se constrói a igreja. “Não podemos compreender uma sem a outra. A história, além de conservar a memória dos antepassados, ilumina o presente, que é a fonte de atividade e da vida. A igreja faz parte da história. Ela está situada no contexto social, econômico, político, cultural e religioso, marcado, atualmente, pela globalização neoliberal de mercado e pelo pluralismo. Em nossa complexa realidade brasileira, predomina uma matriz cultura cristã. A catequese, como ministério da igreja, leva em conta as situações específicas de cada lugar e as condições próprias de cada grupo de catequizando”, frisou o educador. Indagado quanto à visão da Igreja Católica sobre a catequese nos dias de hoje, padre Luiz Alves Lima respondeu o seguinte: “Cinco acontecimentos em torno da iniciação à vida cristã de 2014 a 2017 marcaram a história da catequese ultimamente, tais como: o III Congresso Internacional sobre o catecumenato realizado em Santiago, Chile, em junho de 2014; o Seminário Nacional Sobre a Iniciação à Vida Cristã em São Caetano, SP, evento realizado em novembro de 2014; Lançamento pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, do texto Itinerário Catequético; Reunião do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização com as 18 Regionais da CNBB, sob a organização do padre Antonio Marcos Depizzoli, para conhecimento da catequese no Brasil por parte desse organismo romano, que aconteceu em setembro de 2015, na cidade de Aparecida, SP”.  

VASTO CONHECIMENTO EM CATEQUESE

Padre Luiz Alves de Lima tem vasto conhecimento sobre a temática catequese e é muito requisitado por várias universidades para discorrer sobre esse assunto. Além de ser doctor honoris causa em catequese, o sacerdote já foi assessor do CELAM e da CNBB para a catequese, ex-presidente e atual da SCALA e da Sociedade Brasileira de Catequese, professor de Catequética e História da Catequese no Campus Pio XI do UNISAL (São Paulo), na PUC de Goiás e de Curitiba e no Instituto de Pastoral Latino-Americana (ITEPAL), Bogotá), redator executivo da Revista de Catequese, coordenador da equipe redatora do Diretório Nacional da Catequese; membro da equipe que preparou o tema da Iniciação Cristã para a 47°. AG da CNBB e o "Estudo da CNBB 97"; Participou como consultor da XIII  Assembleia do Sínodo dos Bispos em outubro de 2012 e foi conferencista no III Congresso Internacional sobre o Catecumenato (Santiago do Chile, 2014) no Congresso Internacional sobre Iniciação Cristã em Assunção (2015) e no 3°. Encuentro Nacional de Catequistas em Costa Rica de 08 a 10 de julho de 2016. É autor do livro A Catequese do Vaticano II aos nossos dias (Paulus, 2016); participou da redação do documento 107 da CNBB sobre Iniciação à vida Cristã, aprovado em 04 de maio de 2017 publicado em julho seguinte. É palestrante para o clero e coordenador de catequese em todo território nacional e no exterior.



Jornalista Ronan Almeida de Araújo é registrado profissionalmente na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho no Estado de Rondônia sob 431/98

Postagens Semelhantes

Coluna Empresarial

não tem banner